A incrível história da prenda de anos da Polónia para Tom Hanks!

Está finalmente pronto e a caminho de Los Angeles a prenda que os habitantes de Bielsko-Biala, no sul da Polónia, quiseram oferecer ao actor Tom Hanks pelo seu 61.º aniversário: um Fiat 126 único no Mundo, totalmente restaurado e personalizado! Mas porque haveria a população de uma povoação polaca de se lembrar de oferecer tão pequeno automóvel a um dos actores mais famosos de Hollywood, com uma fortuna estimada em 300 milhões de euros e… que mede 1,83 m de altura?!

Tom Hanks esteve na Europa em finais do ano passado, mais concretamente em Budapeste, para a rodagem de mais um filme e enamorou-se dos Fiat 126 que via nas ruas. Não propriamente os modelos italianos que chegaram a ser bastante populares entre nós, mas os que foram produzidos ainda nos tempos da Guerra Fria, no chamado Bloco de Leste, na Fiat-Polsky, uma fábrica que a Fiat tinha (e ainda tem) na Polónia.

Ao longo do tempo que esteve em rodagens, Hanks colocou três fotos na sua conta de Twitter junto a três destes carros, mostrando o seu encantamento pela miniaturização, eficácia na cidade e… resistência pois qualquer daquelas unidades teria já décadas de duras provas! Vendo isto, Monika Jaskolska, habitante de Bielsko-Biala (onde era feito o 126), teve a ideia de recolher fundos entre os habitantes locais para comprar um Fiat 126 recuperável, restaurá-lo e enviá-lo a Tom Hanks, por alturas do seu 61.º aniversário.

O "bolo" ficou-se pelos 8500 zlots (cerca de 2200 €) mas, com anúncios "online" e através de clubes de fãs, conseguiu que o dono de um carro no norte da Polónia o oferecesse. Uma garagem especializada em restauros associou-se também para tratar da recuperação do carro e até a companhia aérea polaca, a LOT, assumiu o transporte do carro até Los Angeles. Ou seja: o dinheiro recolhido acabou por reverter para o hospital local!

E, agora que a obra ficou pronta, o que tem este Fiat 126 de especial, além do facto de ter ficado um brinquinho? Para começar a placa identificativa "Bielsko-Biala for Tom Hanks – One of One". Depois, os preparadores da Carlex Design refizeram todo o interior, colocando até vários comandos semelhantes às teclas de… máquinas de escrever, uma paixão de Tom Hanks que as colecciona.

A atenção ao detalhe foi ao ponto de o próprio velocímetro estar assinado "Bielsko-Biala for Tom Hanks"! E eis como um carro produzido no antigo bloco soviético vai parar a Los Angeles, às mãos de uma das maiores estrelas de Hollywood que, certamente, se destacará quando o usar… quanto mais não seja pela ginástica que vai ter de fazer para se encaixar lá dentro!

Em destaque